Portanto, confessem seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo tem grande poder e produz grandes resultados. Tiago 5.16 NVT
Muitas vezes pensamos que orar é apenas uma recurso para os momentos de desespero, ou quando já esgotamos todas as possibilidades humanas possíveis, mas o texto nos fala que a oração do um justo tem muito poder e produz muitos resultados. E isso não é verdade apenas pelo fato de realizar grande feitos milagrosos, e sim pelo simples fato da comunhão diária com o nosso Deus. Uma comunhão estabelecida pela constância e desejo intenso de estar em sua presença todos os dias.
Mas o problema é que muitos negligenciam nesse verso o seu início, que nos ensina exatamente o COMO. Sim, como essa comunhão com Deus se dará de maneira eficaz: Confessando nossos pecados uns aos outros, e orando uns pelos outros…
Essa é a questão. Nós não queremos confessar nossos pecados contra os irmãos e muito menos estamos dispostos a perdoar o pecado de alguém que nos ofendeu, menos ainda estamos dispostos a ORAR uns pelos outros quando há uma situação de ofensa.
É muito mais facil descartar as pessoas, esquecer tudo o que fizemos por elas, descartar nossa história com essa pessoa, e principalmente o que ela fez por nós e deixarmos de lado a oportunidade de crescer no relacionamento UNS COM OS OUTROS.
MAS QUEREMOS QUE DEUS NOS FAÇA GRANDES MILAGRES POR MEIO DE NOSSASORAÇÕES. SIM ISSO QUEREMOS.
Confessar os pecados aqui não é aquela ideia de um padre ouvindo todos os seus podres do outro lado de uma confessionário. Muito pelo contrário, confessar os pecados é justamente um ato de humildade, reconhecer um ou mais pecados pontuais em relação a uma determinada pessoa e chegar nela diretamente para dizer o quanto se arrependeu e se sentiu mal com aquilo, e por fim PEDIR perdão pela ofensa causada. Confessar fala de andar na luz, de se despir de toda falsa humildade e reconhecer para o ofendido que de fato erramos o alvo.
O resultado disso é o que o verso diz na sequência, para serem curados. Sim, os relacionamentos precisam ser curados, precisam ser restaurados por meio do perdão e da oração, e esses são esforços nossos, esforços humanos. Nós precisamos praticar isso para que a amizade e a irmandade na igreja de Cristo não seja maculada.
Pense sobre isso: O QUANTO você quer ser atendido por Deus através de orações respondidas está no mesmo nivel que você está se relacionando com os outros? Você está aberto a ser humilde, reconhecer que errou, confessar seu pecado a pessoa que você causou dano? Está disposto o orar pelo irmão que você não quer mais perto de você? A suportá-lo em amor e a caminhar com ele?
Nossas orações podem muito, quando primeiramente elas podem curar a comunhão da igreja do Senhor.