Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus. Mateus 5.43-44
Como é possível amar os nossos inimigos?
A menos que entendamos que tipo de amor Jesus está falando será impossível para qualquer homem comum amar o inimigo.
Por isso vejamos em poucas palavras o que a palavra amor quer nos ensinar aqui neste texto: O amor descrito nestes ensinos de Jesus é o famoso amor ágape. Este amor é diferente pois ele não busca seus próprios interesses é puro e genuíno, não esmorece, mas sempre é constante e permanece forme até as últimas consequências é um tipo de amor invencível, capaz de amar o mais indigno do homem, ir ao seu encontro e ofertar nova oportunidade de relacionamento. Esse amor não é um mero sentimento, ou emoção, mas uma entrega voluntária e pessoal. Deus assim amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crer não pereça mas tenha a vida eterna (João 3.16).
Ninguém pode dar o que não tem, pois o amor exigido aqui é o amor ágape, aquele que é incondicional, o amor de Deus derramado por nós Cruz. Ninguém é capaz de amar como Deus ama, a menos que Nele seja derramado o amor do Pai por meio de Jesus. Mas calma, tenho uma boa notícia. E a esperança não causa decepção, visto que o amor de Deus foi derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado. Romanos 5.5
O Amor do Pai é o amor que se manifesta por meio da graça e do perdão imerecido aos pecadores, essa é a essência do verdadeiro amor de Deus. E quem tem o Espírito Santo é capacitado com a Graça de Deus para perdoar como Deus perdoa, para Amar como Deus ama, para viver a vida de Deus em todos os seus desafios. Por isso não temos mais desculpas para argumentar com Deus que não somos capazes de amar nossos inimigos, uma vez que nos convertemos ao evangelho de Cristo, somos capacitados para viver este novo estilo de vida.
Sei que é difícil amar o inimigo, ou aqueles que nos causaram algum mal, mas se começarmos pela ordem inversa, Deus derramará ainda mais desse amor em nossos corações. A ordem inversa é o seguinte, comece orando pelos seus inimigos, ore para Deus te fazer vê-lo com compaixão e com misericórdia, ore por você dizendo para Deus te ensinar a amar esta pessoa e reagia à ela como Deus quer.