Denis Figueiredo


Após ver um grande e extraordinário milagre realizado por meio de Pedro e João as pessoas ficaram admiradas imaginando que eles mesmos com sua capacidade tivessem realizado tal ato. Pedro então percebendo a ignorância da multidão prega o evangelho expondo a Palavra de Deus e chama a todos aos arrependimento…


“Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados”. Atos 3.19.

Arrependimento é o primeiro passo que damos na direção de nos conectar ao propósito eterno de Deus. Arrependimento é o caminho na direção de Deus todos os dias. Sem arrependimento não há salvação, sem ele não há nova vida nem acesso à graça de Deus.

A sequência é geralmente é nessa ordem, veja o papel de cada um:

1. HOMEM: Por algum meio entra em contato com a verdade, a Palavra de Deus, pregada ou lida.

2. DEUS: Por meio da Sua maravilhosa graça o Espirito Santo se encarrega desse passo, convencendo o homem do pecado da justiça e do juízo de Deus. Este é um trabalho no coração do homem, gerando um testemunho interno que mostra a real condição deste aos olhos de Deus.

3. HOMEM: Responde ao toque de Deus através do arrependimento, que nada mais é do que a primeira inclinação humana por toque da graça para se voltar para Deus. E aqui é aonde a “mágica” acontece. Este ser humano indigno e pecador agora se inclina para Deus e começa a caminhar em sua direção como o filho pródigo da parábola de Lucas.

4. DEUS: O resultado disso é o reencontro, a reconciliação. A restauração do homem perdido ao Deus que o procurava com todo amor e graça. O perdão dos pecados e a oportunidade de viver uma nova vida.

Arrepender-se não é um ato sentimental, é uma decisão de ir ao encontro de Deus para viver uma nova vida.