Denis Figueiredo


O pai é um exemplo para seus filhos, de forma que ele representa na família o próprio Deus, sendo o cabeça e a autoridade maior sobre sua casa. Seus passos são vistos e seguidos por todos, se ele falhar nisso, coloca sua família em risco. Justamente por causa da ausência desse conceito paterno na família, estamos vendo uma distorção moral e degradante em nossa sociedade, não apenas no contexto da família, como também em relação à fé em Deus, pois a forma como lidamos com a paternidade trará implicações ao nosso relacionamento com o Pai Eterno. 

Por esse motivo é tempo de refletirmos e começarmos a influenciar ao nosso redor as pessoas sobre esse tema, sobre o papel do pai na família e suas implicações no relacionamento com Deus.

A paternidade é uma condição abençoada pelo Senhor para revelar Seu grande amor, graça, misericórdia e caráter.

Na paternidade notamos a autoridade, a liderança, a gestão do lar, a segurança, o conforto, a estabilidade das emoções, a moralidade, etc.

A figura paterna, muito distante de ser comparada aos super heróis, é também a de uma pessoa única, frágil e humana. É sensível, emotivo, mesmo quando tenta esconder, sente dores, sofre, se entristece e se decepciona. Sendo homem também chora e sabe que suas fraquezas e debilidades internas são limites dados pelo próprio Deus para que esse pai, jamais ache que ele mesmo é um deus.

A paternidade só existe porque Deus assim a estabelece, uma família é composta unicamente de pai, mãe e filhos, quando vemos a sociedade querendo mudar esse conceito, notamos em seus resultados a disfunção e problemas advindos desses novos paradigmas, famílias frágeis sem referências, confusa de seus próprios papéis, de sua identidade, sem rumo e consequentemente reproduzindo um viés que não servirá de referência e sim de instrumento da degradação social.

Pense nisso: Ser pai não é tarefa simples, nem é para qualquer um, há uma grande responsabilidade que poucos estão dispostos a assumir como missão, com perseverança e com entusiasmo. Ser pai, é também se alegrar no seio familiar com o sentimento de que temos um bem tão precioso aos olhos de Deus e que precisamos cuidar e proteger nossa família.

Saiba que não somente nossos filhos e esposas esperam por um verdadeiro pai, como também a sociedade espera por homens, que sejam dignos dessa condição, desse abençoado título e tarefa que é ser Pai.

Feliz dia dos pais!