Lucas em seu evangelho, ao narrar os momentos em que Jesus foi traído e entregue aos guardas para ser julgado na casa do sumo sacerdote, mostra-nos um detalhe muito interessante sobre um de seus discípulos mais chegados, Pedro.
Então, prendendo-o, levaram-no para a casa do sumo sacerdote; e Pedro os seguia de longe. Lucas 22.54
Note que Pedro seguia Jesus de longe, é claro que se trata de uma questão geográfica, Pedro acompanhava tudo o que iria acontecer após a traição de Judas, mas o fazia à distância, porque tinha medo de ser reconhecido e sofrer alguma retaliação.
É muito interessante esse detalhe, pois muitos de nós hoje em dia queremos seguir a Jesus também à distância, isso significa seguir sem se envolver. Seguir sem se comprometer de fato. E posso afirmar que isso não é possível.
Seguir sem participar de Seus sofrimentos. Como? Se foi por nossa causa, por causa dos nossos pecados que Jesus sofreu e morreu, como então podemos achar que é possível ser apenas um expectador? Não tem como! Se de fato tivemos um encontro com Jesus, seremos confrontados diante dessa realidade. Nós o fizemos sofrer por nós e isso para nos salvar. A culpa e a condenação de Cristo eram nossas. Não tem jeito, estamos conscientes de nossos pecados e não podemos nos esquivar deles.
Ainda bem que Pedro foi restaurado pelo Cristo RESSURRETO, quando este o confrontou em seu amor por ele dizendo: Pedro tu me amas… e por três vezes pedro afirma e reafirma não somente o seu amor, como também seu compromisso de seguir a Jesus bem de perto, agora de forma mais comprometida com a sua causa. Tanto é verdade isto, que mais tarde ele mesmo vai escrever em sua epístola o seguinte:
Alegrai-vos por serdes participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também vos alegreis e exulteis na revelação da sua glória. 1 Pedro 4.13
Veja que não tem como seguir a Jesus de longe, não sem se sentir confrontado com isso, não sem se arrepender e voltar ao caminho como fez Pedro. Não tem como ser apenas expectador, no Reino de Deus devemos ser participantes dos sofrimentos. Isso implica seguir os passos de Cristo na terra, olha o que Ele mesmo disse sobre isso:
Jesus dizia a todos: Se alguém quiser vir após mim, negue a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me. Lucas 9.23
Veja como Paulo entendeu o assunto:
Se somos filhos, então, também somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se realmente participamos dos seus sofrimentos para que, da mesma maneira, participemos da sua glória. Romanos 8.17
Veja que para Paulo participar do sofrimento de cristo trata-se na nossa renúncia e de como vamos viver à altura do que Cristo viveu para termos dele a mesma recompensa que ele teve. A ressurreição, a glória. Essas heranças são o resultado de ter negado nossa vida, para viver a vida de Deus, é a recompensa, o galardão de Deus àqueles que decidiram seguir a Jesus de perto.
Sabe, não consigo achar na bíblia pessoas que seguiam Jesus de fato e o faziam sem compromisso com a sua causa primeira: a implantação do Reino de Deus. Não consigo entender pessoas que se auto afirmam seguidoras de Jesus, mas não se envolvem com a Sua igreja, não frequentam os cultos, não compartilham suas vidas pela comunhão, não compartilham a mensagem do Reino, a Palavra de Deus, não se envolvem em santa devoção com as praticas da oração e leitura devocional da Bíblia. Vivem uma vida egoísta e centrada em si mesmo. Deus fica fora de suas vidas a maior parte do tempo. Não se comprometem com nada de Deus, mas querem viver as recompensas do Senhor na terra e ainda desfrutar das bênçãos eternas.
Note que não é possível seguir de longe, quem segue de longe não segue. Nós fomos chamados para um discipulado radical, ser iguais a Jesus em suas obras e estilo de vida, em seus sofrimentos e em suas recompensas.
E você, vai seguir a Jesus de longe também?